DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Hoje comemoramos o Dia da Saúde e Nutrição, uma data para nos lembrar o quão importante é a forma que nos nutrimos e como estamos fazendo nossas escolhas alimentares diariamente.

O foco na boa alimentação deixou de ser apenas uma refeição colorida, diversificada e equilibrada, ela agora dá ênfase à “comida de verdade”, aquela caseira, feita com preparos simples e ingredientes in natura. É importante que as pessoas busquem informações e orientações para que mesmo em meio a rotina diária corrida não se entreguem à um estilo de vida “cômodo” baseada em refeições fora de casa, alimentos processados e/ou congelados.

Vários estudos nos mostram cada vez mais evidências de como uma boa alimentação está intimamente relacionada à nossa saúde de forma integral, aliada também a uma rotina de cuidados pessoais como o sono, atividade física e espiritualidade. Ela é importantíssima para nossa imunidade e limpeza corporal através dos antioxidantes, nos ajudando assim, tanto a evitar doenças como a combatê-las quando preciso.

Por isso, devemos evitar ao máximo alimentos industrializados e com excessos de conservantes, aromatizantes, espessantes… e dar cada mais ênfase aos alimentos na sua forma mais natural possível, repleta de micronutrientes (vitaminas e minerais).

A solução para uma boa saúde e nutrição não está nas farmácias com seus suplementos artificiais, nem em boa parte das prateleiras dos supermercados. Está ao lado de nossas casas, nas banquinhas de verduras, nas feiras ao ar livre, no pequeno produtor com seus produtos agroecológicos. 

Busque manter uma alimentação equilibrada na maior parte do tempo, sem medo de consumir frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Além disso, busque também uma rotina saudável para uma maior harmonia do Ser como um todo, incluindo momentos de lazer e distração, sendo por meio de uma boa leitura, um filme, uma atividade física prazerosa ou contatos sociais com amigos e familiares.